Viçosa promove a III Jornada Pedagógica nos dias 30 e 31 de janeiro

Texto e foto: Severino Carvalho

A Secretaria Municipal de Educação de Viçosa promove, nos dias 30 e 31 de janeiro, a III Jornada Pedagógica. O evento será realizado no Centro de Convenções Dr. José Evilásio Torres, na Praça Apolinário Rebelo, Centro.

A III Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Viçosa terá como tema: Planejamento Voltado para uma Educação de Qualidade.

Confira a programação completa AQUI.

“O objetivo é elevar, ainda mais, a qualidade do ensino na rede municipal, capacitando nossos professores para que a gente volte, neste início de 2023, com aulas cada vez mais dinâmicas, incentivando e motivando os alunos para que frequentem a sala de aula. E o mais importante: aumente seu nível de aprendizado”, explanou o professor e assessor técnico da Prefeitura de Viçosa, Francisco Bahia, um dos palestrantes do evento.

As inscrições serão abertas no dia 30 de janeiro, a partir das 7h30, no Centro de Convenções. Em seguida, o prefeito de Viçosa, João Victor; e a secretária municipal de Educação, Iolanda Tenório, darão as boas-vindas aos participantes, abrindo oficialmente o evento.

A palestra de abertura, a partir das 8h30, será proferida pela professora e diretora-geral da Faculdade Estácio Alagoas, Roberta Torres, com o tema: Desafios na Educação Alagoana. Em seguida, o professor Ítalo John discorrerá sobre Relações Interpessoais.

Ele retorna à tarde, a partir das 14 horas, para realizar dinâmicas com os participantes da Jornada Pedagógica, seguido pelo professor Francisco Bahia, que apresentará o Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação para 2023. Arádia Ávila discorrerá acerca do Calendário Escolar.

31 de janeiro

A programação da III Jornada Pedagógica de Viçosa será retomada no dia 31 de janeiro. A partir das 8 horas, a professora Ana Paula Freire apresentará, no Centro de Convenções, os resultados da Avaliação Viçosa, do 1º ao 9º ano.

Das 11h às 12 horas, a secretária municipal de Educação discorrerá sobre Valor Aluno Ano Resultado – VAAR. No Centro de Formação, das 8 horas ao meio-dia, a professora Simone Souza vai ministrar a palestra: Educação Infantil – A Infância e suas Singularidades.

Já no Baú da Leitura, acontecem, das 8h às 12 horas, as oficinas (1º segmento EJA) com o professor Jair Porto.

A programação prossegue à tarde, das 14h às 17 horas, com o Planejamento Anual – Educação Infantil, Orientação para Análise e Planejamento da Educação Infantil à luz da BNCC e Recal. A palestrante será a professora Zilda Nanes, no Centro de Convenções.

Já no Centro de Formação, no mesmo horário, será apresentado o Planejamento Anual – 1º ao 5º ano com as professoras Nereide Bezerra e Ana Oliveira. O Planejamento Anual – 6º ao 9º ano, ocorre na Escola Municipal São José com a professora Patrícia Tenório.

Já o Planejamento Anual – EJA e Escolas Multiseriadas será apresentado pelas professoras Sandra Silveira e Martides Pereira, no Baú da Leitura.