Viçosa: projeto Trilha da Leitura conclui atividades em 2023, nesta sexta (24)

Texto e fotos: Severino Carvalho

O projeto interdisciplinar “Trilha da Leitura: Desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo” terá sua culminância nesta sexta-feira (24). Na ocasião, serão apresentados os resultados e avanços obtidos ao longo da iniciativa, que teve início em 27 de fevereiro deste ano.

“Será um momento de celebração e reconhecimento para todos os participantes. Acontecerão diversas atividades relacionadas à leitura, como contação de histórias, apresentações teatrais, exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e lançamento de poemas e poesias de cordéis, com sessão de autógrafos. Teremos, ainda, arte e cultura, gastronomia, agricultura, aromaterapia, educação para o trânsito, dentre outras ações”, cita a coordenadora-geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ana Patrícia Vasconcelos Tenório, idealizadora do projeto.

Ela conta que o projeto Trilha da Leitura é uma iniciativa que prima em proporcionar o hábito da leitura de forma acessível, dinâmica e interativa, propiciando ações que levam os alunos além dos muros da escola para os vários espaços da cidade, no caminho do conhecimento.

“Considero-o uma excelente forma de incentivar o gosto e o prazer pela leitura”, destaca Patrícia. Para ela, a maior contribuição do projeto foi o aumento significativo do acesso à leitura, através das ações ofertadas aos alunos.

“O projeto ofereceu uma dinâmica inovadora, envolvendo os escritores viçosenses a participarem ativamente do percurso literário nas escolas, apresentando aos alunos experiências, livros com as suas respectivas obras e palestras motivacionais para o despertar de novos escritores/alunos dos anos finais, estimulando, consequentemente, o interesse pela leitura. Dessa forma, foi possível proporcionar o desenvolvimento cognitivo, social e emocional desses alunos, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação na cidade”, acrescenta a coordenadora.

A culminância do projeto interdisciplinar “Trilha da Leitura: Desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo” acontece nesta sexta-feira (24), a partir das 8h30, na Avenida Firmino Maia, próximo ao Pavilhão do Artesanato. O prefeito do município, João Victor, e as secretárias municipais de Educação, Iolanda Tenório, e de Cultura, Esporte e Turismo, Jéssica Pedrosa, participam das atividades.