» Página Inicial Sala Imprensa Notícias 2011 11 Educadores do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva participam de encontro em Viçosa
07/11/2011 - 09h25m

Educadores do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva participam de encontro em Viçosa

Educadores das cidades de Capela, Cajueiro Viçosa, Chã Preta, Paulo Jacinto e Mar Vermelho participaram, em Viçosa, do Encontro Regional de Educação Ambiental do Vale do Paraíba, promovida pelo Instituto Lagoa Viva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa

Educadores do Programa de Educação Ambiental Lagoa Viva participam de encontro em Viçosa

Educadores das cidades de Capela, Cajueiro Viçosa, Chã Preta, Paulo Jacinto e Mar Vermelho participaram, em Viçosa, do Encontro Regional de Educação Ambiental do Vale do Paraíba, promovida pelo Instituto Lagoa Viva, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Viçosa. Com o tema “A importância da biodiversidade da Mata Atlântica: uma questão de sustentabilidade para a região”, o evento faz parte das atividades do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo Instituto nos municípios parceiros.

Durante todo o ano, os educadores participam do curso de Formação Continuada em Educação Ambiental. Os conhecimentos foram trabalhados em sala de aula, de acordo com a as demandas apresentadas pela cidade, envolvendo também toda a comunidade na identificação e busca de soluções para as questões ambientais, com foco na sustentabilidade.

Os resultados obtidos no município durante o ano foram expostos no encontro regional e submetidos à análise de capacitadores do Instituto Lagoa Viva. A reciclagem foi o carro-chefe da maioria dos trabalhos expostos.

Segunda a presidente da entidade e coordenadora do Programa de Educação Ambiental, Lenice Santos de Moraes, na avaliação dos trabalhos são observados requisitos como a interdisciplinaridade do tema educação ambiental, transversalidade, socialização das informações e engajamento da comunidade nas ações. “Os trabalhos aqui expostos representam tudo o que vem sendo trabalhado nas escolas e com a sociedade em geral”, explicou, ao destacar a importância desse engajamento para a conquista de resultados.

O professor Paulo Lorenço, formado em Geografia, que também já participou da formação continuada, foi convidado para proferir a palestra de abertura do encontro, devido aos seus trabalhos acadêmicos na área. Ele fez uma apresentação do bioma Mata Atlântica, sua abrangência e importância da conservação de sua biodiversidade. Alunos do Programa de Educação Ambiental de Viçosa e cidades vizinhas participaram de oficina e dinâmicas de grupo sobre a importância da juventude como protagonista das transformações socioambientais no mundo.

A secretária de Educação de Viçosa, Ana Paula Calazans, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o compromisso da Prefeitura no engajamento em defesa do meio ambiente. O Programa de Educação Ambiental em Viçosa completou 10 anos e é trabalhado de forma interdisciplinar nas escolas da rede municipal como forma de mobilização da comunidade escolar.

O prefeito Flaubert Filho parabenizou o trabalho do Instituto Lagoa Viva e dos educadores que participaram da Formação Continuada ao destacar a responsabilidade de todos na mudança de atitudes em relação ao meio ambiente. “Temos que trabalhar exaustivamente o conceito de conservação, em casa, no trabalho, em todo lugar, para que possamos preservar o que ainda existe e recuperar o que foi destruído. O assunto tem que ser levado para as salas de aula, pois acredito no papel transformador das crianças nesse processo”, disse o prefeito.

Flaubert Filho acrescentou que a cidade de Viçosa foi contemplada com recursos do governo federal para investir em saneamento básico. “Viçosa será um dos seis municípios alagoanos que terá 100% de saneamento”, comemorou.

Participaram ainda do encontro, o coordenador do Programa de Educação Ambiental de Viçosa, professor José Claudino da Silva e a secretária do programa Maria Ferreira do Nascimento; a diretora da Escola Municipal São José, Ana Maria Carnaúba; os secretários de Educação de Chã Preta, Wellington Medeiros, e de Cajueiro, Jorge Teixeira Cavalcante, entre outros educadores e capacitadores do Instituto Lagoa Viva.

Por Soraya Alves
Fotos: André Misael

 

Galeria de Fotos - P



 

Conteúdo relacionado
Ações do documento